Thursday, December 8, 2011

Quinta-feira, 8 de Dezembro


No feriado de 8 de Dezembro, decidiu-se subir a um dos pontos mais altos do distrito de Coimbra: o Trevim, a 1204 mts de altitude, no pico da (belíssima...) Serra da Lousã.


Pouco passava das 9 h, estavam já a chegar o Luís Fonseca, o Cajó e o Rui Seco à vila da Lousã. A eles ir-se-ia juntar o Bruno (acordado às 9 em ponto, pelos colegas do pedal...) tendo o passeio iniciado-se junto à C. Municipal.

















A opção por terra batida levou-nos à subida de Cacilhas, outrora etapa do Rallye de Portugal.

Durito, difícil, mas tudo correu bem. O Cajó provou que, caso queira, está mais que apto a abrir uma oficina de reparação de bicicletas, quando a corrente do Luís cedeu após subir os 1ºs 350 mts (brilhantemente composta pelo Cajo).



Conheceram-se locais inóspitos da reserva natural até ao Terreiro das Bruxas, onde descansámos alguns instantes e aproveitámos o ar puro da zona. Como o tempo voava, não foi possível a visita a qualquer uma das diversas Aldeias de Xisto (Talasnal, Casal Novo, Vaqueirinho...). Talvez numa próxima oportunidade, uma vez que ficou claro que a Serra da Lousã tem diversos outros pontos a explorar.



Ás 12h50 chegaram finalmente ao Trevim, local de ar rarefeito, e com uma vista priveligiada para os municípios à volta: Lousã, VN. Poiares, Góis, Castanheira...A descida foi efectuada em parte pelo sentido inverso ao da subida, com o frio a gelar mãos e pés, mas com um sentimento de "dever" cumprido. Umal ligeira nota para o facto de termos passado uma corça que por pouco nao atropelou o Cajo! (a beleza da serra no seu zenite)

Foram cerca de 50 kms por paisagens diferentes do habitual e que se espera repetir em breve, quiçá com outras actividades envolvidas mais para a hora de almoço... ;) Sem dúvida... Passeio aprovado!

Report:





No comments:

Post a Comment